UZBEQUISTÃO

A Rota da Seda

Tashkent, Bukhara, Samarkanda e Khiva

24 de abril de 2020

Complexo do Registão-Samarkanda

PROGRAMA

1º DIA-22 DE ABRIL-2ª FEIRA-RIO DE JANEIRO/PARIS

Comparecimento ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro e embarque no voo da AIR FRANCE ou EMIRATES AIRLINES com destino a PARIS ou DUBAI. A partida do Brasil é livre, e a AIR FRANCE tem voos diários para Paris e Dubai. Voos sujeitos a disponibilidade de assentos.

2º DIA-23 DE ABRIL-3ª FEIRA-PARIS/TASHKENT

Apresentação às 17h30min no balcão da UZBEQUISTAN AIRWAYS – Embarque às 20h10min no voo 252 da UZBEQUISTAN AIRWAYS para Tashkent (B-767/6h50min de voo). Consulte outras companhias aéreas.

Gravura

Uzbequistan Airways-Boeing 767-Tashkent Airport

3º DIA-24 DE ABRIL-4ª FEIRA-TASHKENT

Chegada às 06h ao Aeroporto Internacional de Tashkent, recepção e traslado privativo ao HOTEL HYATT REGENCY. Check in imediato e café da manhã. Manhã livre para descanso.

 

A ÁSIA CENTRAL é um quadrado geográfico que liga três civilizações: a do Mediterrâneo, a da Índia e a da China. Rota de comércio das caravanas e por vezes de religiosos. Durante 25 séculos se estabeleceu uma troca de idéias filosóficas e religiosas, uma ligação permanente entre o oriente e o ocidente. A denominação Rota da Seda remonta ao século XIX, do geógrafo Von Richthofen, evocando os relatos comerciais entre a Europa e a Ásia. Esta metade do mundo fascinou personagens audaciosos como Alexandre, o Grande, Marco Polo e Ella Maillart. Além da seda, precioso produto vindo da China, uma rede inicialmente terrestre, depois marítima foi dos homens, dos religiosos, dos cavalos, da porcelana, do jade, das especiarias, do chá, dos perfumes, das peles e das pedras preciosas. No futuro deverá ser a Rota do Petróleo entre a Europa e a China, já que a Ásia Central possui as maiores reservas de hidrocarbonetos do mundo, após o Oriente Médio.

Genghis Khan

Marco Pollo

O UZBEQUISTÃO, anexado à Rússia czarista no ano de 1860, ex-república soviética e fronteira com o Cazaquistão, Quirquistão, Tadjiquistão, Afeganistão e Turcomenistão, declarou-se independente em agosto de 1991, e em dezembro do mesmo ano, elegeu Presidente do país, o então Primeiro Secretário do Partido Comunista, Islam Karimov. Reeleito por duas vezes, consolidou-se no poder até a sua morte em 2016, mantendo o controle sobre a mídia, prendendo ativistas e mantendo opositores atrás das grades. Karimov sempre foi claro à sua forma de governar com mão de ferro, trocou as estátuas de Marx pelas dos super-heróis Timur ou Bâbur, fundadores dos impérios que se estendem da Turquia à China. Após o falecimento de Karimov, Phavkat Mirziyoyev foi eleito pelo voto popular.

De todas as ex-repúblicas soviéticas, o Uzbequistão é a que conserva o maior patrimônio artístico: as cidades de Khiva, Samarkanda e Bukhara conservam as glórias de seus conquistadores e construtores. Apesar de ser considerada a locomotiva da Ásia Central, a rica economia do país ainda é sovietizada. O algodão é o principal produto de exportação-o quinto do mundo-o nono produtor de gás natural e possui reserva de petróleo, carvão e ouro. No futuro poderá se tornar um grande produtor de petróleo e de gás como a Arábia Saudita e o Irã.

A TORRE DE TV da Tashkent é a 11ª mais alta do mundo, com 375 metros e foi inaugurada em 1985, seis anos após o início da sua construção. O almoço será no restaurante rotativo SPACE, a 110m de altura, de onde será contemplada uma incrível vista panorâmica. A capital da República do Uzbequistão é a maior cidade da Ásia Central.  TASHKENT–a Cidade de Pedra-com 2 milhões e 500 mil habitantes, não revela, à primeira vista, uma história de mais de 2.000 anos na encruzilhada da Rota da Seda. De vilarejo a atualmente metrópole, Tashkent viveu períodos de declínio alternados com períodos de glória. Graças a investimentos russos e a construção de empresas industriais, cresceu rapidamente, incentivada ao ser proclamada capital do Uzbequistão em 1930. A partir do colapso da União Soviética em 1991, a capital se tornou um importante centro cultural, repleto de teatros, casa de ópera, conservatório, inúmeros museus e belos parques e praças.  No ano de 1927 a primeira exposição de melhores trabalhos de mestres uzbeques foi realizada. Posteriormente, tornou-se permanente e ficou conhecida como "Exposição Nacional do Uzbequistão". Nos anos seguintes, a exposição foi enriquecida com diferentes obras de arte. Junto com ele, outras amostras como bordados feitos à mão, joias, tapetes e outras obras de arte aplicadas que foram feitas nos séculos passados ​​foram compradas e expostas no museu. A primeira visita será ao MUSEU DE ARTES APLICADAS. Até junho de 2018 era proibido fotografar as belissimas ESTAÇÕES DE METRÔ por serem consideradas instalações militares, porém, hoje as mais belas estações serão visitadas, e fotografadas! Jantar no hotel.

Uma das estações do metrô-Tashkent

Bazar-Khiva

4º DIA-25 DE ABRIL-5ª FEIRA-TASHKENT

Dia inteiro de visita em Tashkent: a MADRASSA KOUKELDACH, erguida na metade do século XVI pelo VIZIR KOUKELDACH, e que foi utilizada para fins profanos pelos soviéticos, que a transformaram em um entreposto e museu, o BAZAR CHOR-SU, o MUSEU NACIONAL AMIR, o PARQUE AMIR TEMUR, a MADRASSA BARAK KHAN, fundada no século XVI por um descendente de Tamerlão – último dos grandes conquistadores originários da Mongólia, o MAUSOLÉU DE KAFFAL SHASHI, doutor em islamismo, filósofo e poeta; a MESQUITA KHASTY na Rua Imam, centro religioso oficial da república, a PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA,  o MUSEU DOS TEMURIDES, o Monumento às Vítimas do Terremoto de 1966, o COMPLEXO KHAST-IMAM onde  o mundialmente famoso Quran (texto central do Islã), do Califa Uthnan Otomano está preservado. Almoço e jantar incluídos.

À noite assistiremos a um espetáculo de ballet ou ópera no TEATRO ALISHER NAVOI.

Madrassa Koukeldach-Tashkent

Museu dos Temurides-Tashkent

Dança em traje típico-Tashkent

5º DIA-26 DE ABRIL-6ª FEIRA-TASHKENT/URGENTH/KHIVA

Pela manhã traslado ao aeroporto e embarque no voo da UZBEKISTAN AIRWAYS. Chegada, recepção, traslado e check in imediato no HOTEL ASIA KHIVA (30 min do aeroporto de Urgench). O traçado plano de URGENCH é nitidamente russo, e portão para a visita a Khiva. Toda a cidade tem uma decoração inspirada no algodão, que alimenta a economia local. Uma estátua de Lênin desapareceu em 1992, e foi substituída por uma de Abou Mohammed Ibn Mousa Al-Khorenzmi, uma forma de esquecer os horrores da primeira ocupação russa. Encruzilhada das rotas das caravanas do comércio de papel, da seda e do ouro, as planícies de KHOREZM se estendem do noroeste do Uzbequistão, entre os desertos de
Kizyl-Daria e Kara Koum. KHIVA, a mais remota e mais bem preservada das cidades da Ásia Central da Rota da Seda, e localizada no coração do oásis de Khorezm, teve um dos maiores mercados de escravos, onde circulavam impunemente ladrões e piratas. Em 1976 adquiriu o status de cidade-museu, devido a ser o conjunto arquitetônico mais homogêneo do mundo islâmico. O centro da cidade é cercado de mais de dois kilometros de fortificações, algumas datando do século V. Dia inteiro dedicado a visitar Khiva: a FORTALEZA KUNYA-ARK incluíndo KURINISH KHANA–uma estrutura complexa de salas de audiência e salões de recepção, onde o Khan reunia a corte. A sala do trono é notável, decorada com pinturas esculpidas em alabastro e o nicho do trono, que se encontra atualmente no Museu do Hermitage, em
St Petersburg. As tentativas de negociar e recuperar inúmeras obras de Khiva que foram roubadas, tem sido infrutíferas. Prosseguiremos nossa visita para as Madrassas Mohammed-Amin-Khan, Amir-Tur e Rafanck, para os interessantes complexos de Palva-Kari e Abd Al Bobo, o Mausoléu de Sho-I-Kalandar Bobo, os MAUSOLÉUS DE UCH AVLIOLI e PAKHLAVAN MAHMOUD, as MADRASSAS KUTLUQ-MURAD INAQ e ARAB MOHAMMED KHAN, que abriga 55.000 objetos confiscados ou adquiridos dos habitantes da cidade após a década de vinte. Almoço e jantar incluídos.

6º DIA-27 DE ABRIL-SÁBADO-KHIVA/BUKHARA-440 KM

Pela manhã partida para BUKHARA. A GRANDE ROTA DA SEDA percorria de Khiva a Bukhara pelo deserto de Kyzyl Kum, o mesmo percurso que faremos hoje. Paradas para almoço, fotos e para apreciar a vista do Rio Amudarya e o deslumbrante deserto.

Hospedagem no GRAND HOTEL BUKHARA. Almoço, lanche e bebidas no ônibus de luxo com toilete e geladeira. Jantar incluído.

Rio Amudarya-Bukhara

Deserto Kysyl Kum-Bukhara

BUKHARA, uma das mais antigas, e a cidade mais sagrada da Ásia Central é repleta de monumentos com mais de dez séculos de história, mais de 360 mesquitas e um centro que pouco mudou nos últimos 200 anos. O tradicional fundador foi o Príncipe Siyavush, da antiga Pérsia, que ergueu a cidade logo após o seu casamento com a filha de Afrosiabe, em Samarkanda, mas seu crescimento se deve a estratégica localização, na encruzilhada para Merv, Gurganj, Herat, Cabul e Samarkanda. No início de sua fundação foi ocupada pelos Aquemenidas e os territórios integrados ao império persa, dos quais fizeram parte durante vários séculos. Desse fato resulta que parte da cultura persa tenha sido preservada no Uzbequistão até aos dias de hoje, onde os Uzbeques falam  o farsi tão bem como o russo. No ano de 327 a.C. foi conquistada por ALEXANDRE, O GRANDE, mas a resistência popular foi intensa, causando prejuizos ao seu exército nesta região. Em 1220 foi a vez de tremer os muros da cidade com a ocupação de GENGHIS KHAN. A história após a invasão e massacre executado pelos mongóis conheceremos através das visitas a esta fascinante cidade.

Estátua de Gengis Khan

Pintura de Alexandre O Grande

7º DIA - 28 DE ABRIL - DOMINGO - BUKHARA

Viajaremos por nove séculos em Bukhara: do MAUSOLÉU DE ISMAEL SAMANI (século IX) ao COMPLEXO BOLO-HAUZ (século XVIII). Com uma arquitetura impressionante, o Mausoléu de Ismael Samani é a construção mais antiga da cidade, e sem dúvida uma das mais belas joias do Uzbequistão. O REGISTÃO, local arborizado nos limites da Ark (cidadela), outrora era o coração pulsante do chakhristan–centro da cidade, mercado em algumas ocasiões, praça pública e de execuções (inclusive de britânicos) em outras, o Complexo Bolo-Hauz, o MINARETE CHOR, e o BAZAR estão entre algumas de nossas visitas nesta manhã. Após o almoço, prosseguiremos para as MADRASSAS KUKELDASH, AMIR-ALIM KHAN e a MESQUITA MAGOKI ATTARI. Almoço e jantar incluídos.

Minarete Chor-Bukhara

Traje típico-Bukhara

8º DIA-29 DE ABRIL-2ª FEIRA-BUKHARA

O interior do PALÁCIO DE VERÃO do último Emir, cujo interior foi construído por artesãos locais, e o exterior, por arquitetos russos. Próximo a Bukhara visitaremos o PALÁCIO SITORAI MOHI HOSA e o Complexo do Memorial de Naqshbandi. Almoço incluído.

Com a NECROPOLE DE BAKR, dervixes, jantar, show folclórico no pátio da MADRASSA REAL e tapetes Bukhara, nos despediremos da mais secreta e nobre das cidades por onde circularam milhares de caravanas no passado.

Dança típica-Complexo do Registão-Samarkanda

Madrassa Amir-Alim Khan-Bukhara

9º DIA-30 DE ABRIL-3ª FEIRA-BUKHARA/SHAHRISABZ/SAMARKANDA

Esta importante ramificação da Rota da Seda foi percorrida pelo exército de Alexandre, o Grande, e por Tamerlão, a caminho da Índia.  SHAKHRISABZ (cidade verde, do persa Shah-r-Sabz) é a cidade natal de Tamerlão, o maior conquistador da Ásia Central. O grandioso projeto do conquistador o PALÁCIO AK SARAY, o MAUSOLÉU JAHANGIR, de seu filho mais velho e o favorito, a MESQUITA KUK GUMBAZ, com a sua maravilhosa cúpula azul, a MESQUITA IMÃ KHAZRATI e a sua própria CRIPTA, são algumas das nossas visitas programadas na pequena SHAKHRISABZ. A cripta foi encontrada por um menino que caiu dentro de um buraco próximo ao mausoléu, quando jogava futebol em 1943. A cidade, que não apresenta vestígios da ocupação era o caminho utilizado pelos tanques soviéticos, para chegar ao Afeganistão.

Madrassa Amir-Alim Khan-Bukhara

Palácio Ak Saray-Samarkanda

Tamerlão-O grande conquistador da Ásia Central-Samarkanda

Tudo que ouvi sobre a beleza desta cidade, é absolutamente verdadeiro. Entretanto é muito mais bela do que eu podia imaginar” – palavras escritas por Alexandre, o Grande, após conquistar SAMARKANDA. Localizada no coração da Rota da Seda, é uma das mais antigas cidades do mundo como Tebas, Roma e Babilônia, e a segunda mais importante do país. É a cidade da ciência, indústria, arte e cultura, a pérola do Oriente, o Jardim da Alma, a Joia do Islã, o Espelho do Mundo... e de muitos superlativos. Ao longo da estrada apreciaremos belos vinhedos, jardins frutíferos, plantações de algodão e de vegetais. Visitaremos uma família local onde conheceremos seu estilo de vida, a manufatura de tapetes e a criação de gado.

Almoço e jantar incluídos. Hospedagem no HOTEL EMIR HAN.

Família típica local-Samarkanda

Confecção de tapetes-Samarkanda

10º DIA-01 MAIO-4ª FEIRA-SAMARKANDA

Ao ver a cúpula, um poeta disse que “se o firmamento desaparecesse, a cúpula do mausoléu de Gur Emir o substituiria”. Esta manhã iniciaremos nossa visita pelos monumentos medievais: o MAUSOLÉU DE GUR EMIR, o COMPLEXO DO REGISTÃO incluíndo as MADRASSAS DE ULUGBEK, SHIR DOR e TILLYA-KARI. O Complexo é o mais grandioso da Ásia Central, e um dos mais belos do mundo islâmico. Após o almoço prosseguiremos com as nossas visitas: a NECROPOLE SHAH-I-ZINDA e a MESQUITA BIBI KHANUMM. A Necrópole é a mais sagrada de Samarkanda e parece ter concentrado todas as experiências de arquitetura dos séculos XIV e XV, em uma apoteose da arte em cerâmica, sem parâmetro em toda a Ásia Central. Almoço e jantar incluídos.

11º DIA-02 MAIO-5ª FEIRA-SAMARKANDA/TASHKENT

Pela manhã prosseguiremos nossas vistas ao BAZAAR SIYOB, o OBSERVATÓRIO ULUGBEK, as RUÍNAS DE AFROSIABE-a escavação e museu da cidade antiga, as praças HALKLAR DUSTLIGI, MUSTAKILLIK e ALISHER NAVOI, e aos monumentos de ALISHER NAVOI e da CORAGEM. À tarde visita a Fábrica de Vinhos KHOVRENKO, com a degustação de dez tipos de vinhos e conhaques incluíndo o famoso Licor de Samarkanda fabricado com ervas de quarenta e oito diferentes montanhas.

Estátua de Mirzo Ulugbek-Samarkanda

Vinhedo-Samarkanda

Licor de Samarkanda

Traslado a Estação Ferroviária, embarque no trem Afrosiab e partida às 18h para Tashkent. Chegada às 20h10min e traslado ao HOTEL HYATT REGENCY. Almoço e jantar incluídos.

Trem Afrosiab-De Samarkanda para Tashkent

Hotel Hyatt Regency-Tashkent

12º DIA-03 MAIO-6ª FEIRA-TASHKENT/PARIS/RIO DE JANEIRO

Traslado ao Aeroporto de Tashkent e embarque às 14h30min para Paris no voo 251 da UZBEQUISTAN AIRWAYS ou embarque para Dubai no voo da EMIRATES. Chegada às 18h40min no Aeroporto CDG. Embarque às 23:30 no voo 442 da AIR FRANCE para o Rio de Janeiro. Passageiros embarcando para Dubai, pernoite em hotel no Aeroporto.

Assista ao vídeo

Mais fotos do Uzbequistão da National Geographic

(PHOTOGRAPH COURTESY AMOS CHAPPLE/RFE/RL)

Clique aqui

OS PREÇOS INCLUEM

  • 03 noites no HOTEL HYATT REGENCY ***** em Tashkent (Club Floor)

  • 01 noite no HOTEL ASIA KHIVA **** em Khiva (Deluxe room)

  • 03 noites no GRAND HOTEL BUKHARA **** em Bukhara (Suite)

  • 02 noites no HOTEL EMIR HAN **** em Samarkand (Suite)

  • Early check in e late check out em todos os hotéis.

  • Café da manhã buffet  todos os dias

  • 18 refeições (menu prefixo e à la carte) incluindo água mineral, café ou chá

  • 01 bilhete aéreo: Tashkent/Urgench em Classe executiva (se disponível)

  • 01 bilhete de trem em Primeira Classe de Samarkand a Tashkent

  • Ingressos para todos os monumentos e museus mencionados no programa

  • Ônibus de luxo (com toalete, ar condicionado, TV, geladeira, água, CD Player de Khiva a Samarkanda)

  • Guia cultural falando espanhol de Tashkent a Tashkent

  • Guia brasileiro a partir de Tashkent

  • Traslados aeroportos/hotéis/aeroportos

  • Gorjetas nos aeroportos e nos hotéis

OS PREÇOS NÃO INCLUEM

  • Os  valores referentes ao IRRF de 6,383% e IOF de 0,3810% que serão cobrados junto
    com a 2ª parcela.

  • Pernoite em Dubai no período de 03 a 04 de maio para embarque para o Rio de Janeiro.

PREÇOS POR PESSOA- 2019

TERRESTRE

  • Apartamento Duplo:        USD 5,800.

  • Suplemento Individual:   USD 1,400.

*O pagamento do suplemento individual será efetuado   com a última parcela.

*Pagamento em REAIS ao câmbio do dia.

Forma de Pagamento: (em reais ao câmbio do dia)

  • sinal                                                         USD 2,000.

  • 1ª parcela-vencimento-20 janeiro:     USD 1,000.

  • 2ª parcela-vencimento-20 fevereiro: USD 1,000.

  • 3ª parcela-vencimento-20 março:      USD 1,800.

AÉREO

*Preços e reservas aéreas sob consulta, e sujeitos a      confirmação e disponibilidade no momento do  pagamento do sinal

*Por seR uma Excursão parar Grupo, os Bilhetes Aéreos são obrigatoriamente emitidos pela MDETOURS​, e estão vinculados à Parte Terrestre.

SEGURO VIAGEM

  • USD 370,

CONDIÇÕES GERAIS

  • Os programas das viagens da MDETOURS são confeccionados com base nas Condições Gerais e Específicas que geram o Contrato entre o Fornecedor e o Usuário. Esse Contrato é confeccionado seguindo as normas do Código de Defesa do Consumidor, da Deliberação Normativa da Embratur nº 161/85.

  • Ao se inscrever nas viagens da MDETOURS o passageiro aceita todas as regras e normas do Contrato de Viagens que se encontram à disposição na sede da empresa.

  • Quanto à documentação de viagem esta é de responsabilidade do passageiro. Passaportes válidos, vistos, vacinas, documentação pessoal são de total responsabilidade do passageiro. Assim, a impossibilidade de embarque gerada por falta de documentação caracterizará cancelamento da viagem, sendo aplicadas as penalidades vigentes.

CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE CANCELAMENTO

  • Entende-se como cancelamento a desistência da viagem e/ou serviço contratado, bem como alterações de datas.

  • Solicitações de cancelamento da viagem ou serviços contratados deverão ser feitas por escrito e as penalidades serão aplicadas segundo a antecedência com que forem comunicadas.